Noiva espetacular. Noivo impecável.

É fato que a noiva é a estrela principal da cerimônia de casamento, mas isso não significa que o noivo também não deve estar impecável no seu grande dia. Por isso, hoje há uma diversidade de opções para o noivo, que muitas vezes era deixado de lado, anteriormente.

Mas a multiplicação das opções deixou muita gente insegura na escolha. Para acertar, o modelito deve ser baseada em alguns pontos: estilo da festa (formal/ informal), horário (manhã/ tarde/ noite), o local (cidade/ praia/ campo), o tipo físico da pessoa (alto/baixo) e harmonia com a noiva (se ela está informal ou formal, o noivo deve seguir o mesmo estilo). Conheça um pouco sobre cada tipo:


fraqueFraque

É um traje para o ápice da formalidade. Se você se lembra, o príncipe William se casou de fraque. Se seu casamento segue um estilo informal, essa não é a opção adequado. Caso o noivo tenha menos de 1,72m, também, devem evitar o fraque, poi o comprimento do paletó com cauda pode dar a impressão de que ele é ainda mais baixo. Se essa for a sua escolha, os padrinhos e pais dos noivos vão de meio-fraque.

Composição: Calça em tecido risca-de-giz, paletó cinza grafite com cauda longa e deve ser usado abotoado. O colete do fraque é cinza e usa-se camisa branca, nunca com botões no colarinho e sempre fechamento no punho com abotoadura. Pode ser usado com gravata plastron (que é bem característico de noivo, abaixo e a esquerda) ou com gravata normal prateada (para ficar mais moderno).

Fraquete

Segundo a loja Black Tie, esse é o traje mais alugado atualmente. Os noivos procuram pela formalidade do fraque, porém com um ar moderno adicionado pelo preto. Para esse modelo, valem as mesmas regras do Fraque.

Composição: Calça, paletó com cauda longa e colete, tudo em preto. A camisa deve ser branca, social ou rigor. Pode ser usado com gravata prata ou mesmo preta.

meiofrauqe-plastron-1

Meio-fraque Ele é considerado uma invenção dos brasileiros como opção menos formal do que o fraque. Esse é um traje específico para padrinhos e pais e deve ser evitado para noivos, pois não é tão elegante. Se você quer algo mais informal do que o fraque, vá para o terno. No entanto, se essa for sua escolha, os padrinhos e pais podem ir de meio-fraque ou de terno.

Composição: Igual ao fraque, porém com o paletó sem a cauda.    


Blog_Vestida_de_Noiva_CasacaCasaca

Ainda não entendi o porquê tantas lojas insistem em alugar casacas para noivos.  Ela é um traje usado em casamentos da nobreza, sempre à noite (se de dia se usa o fraque), ou em jantares com chefes de Estado. Caiu em desuso e não faz sentido ser usado em casamentos por aqui. Sem falar que o coitado do noivo desinformado fica parecendo um maestro. Mas se você for um príncipe essa for sua escolha, os padrinhos e pais vão de smoking.

Composição: Paletó preto curto na frente e com cauda longa, bipartido atrás. Calça no mesmo tecido e cor. Camisa branca com colarinho alto.


black-tie-groom-mens-formalwear-elegant-weddings.originalSmoking

Muito usado nos casamentos americanos, é um traje de glamour. Não vale usar um smoking bacana no casamento se a festa não for black tie. E com black tie, quero dizer luxo total: algo como o Oscar. Esperamos por lustres de cristal e cadeiras Luiz XV. Se esse for o caso, o traje deve ser especificado no convite e significa resumidamente smoking para todos os homens e vestidos longos para as mulheres.

Composição: Paletó preto com lapela acetinada e calça preta com faixa acetinada. A gravata tradicionalmente é a borboleta, mas se o noivo for moderno pode usar com gravata slim preta.


Terno

Essa é a opção mais procurada por noivos modernos, pois é considerado uma opção atual.  A dica é fazer sob medida e ter um belo terno impecável no corpo e que, também, pode ser usado muitas outras vezes. O ideal é que o noivo use colete e flor (ou lenço) na lapela, esses serão os únicos  diferenciais dos convidados. Esse traje é perfeito para casamentos pela manhã (tons de cinza claro ou bege) e casamentos à tarde (cinza grafite ou marinho). Para essa escolha, os padrinhos e pais dos noivos devem estar de terno sem colete e os arranjos (ou lenços) devem ser diferentes da do noivo, assim como a cor da gravata.

Composição: Calça, paletó e colete. Tradicionalmente não existe terno sem colete, quando é apenas calça e paletó, o nome correto é costume. No Brasil perdeu-se esse hábito e é conhecido, tanto um quanto o outro, de terno. Tradicionalmente se usa gravata prata, mas a gravata branca também é uma boa opção. No entanto, por ser um traje moderno, pode ter essa tradição de lado, oferecendo diversas opções de cores e combinações, principalmente para casamentos diurnos.

Terno Nupcial

Como o nome já diz, é feito especificamente para esse momento. Em geral são somente para venda e provavelmente o noivo nunca vai usar novamente.  Mas um vestido de noiva também não é usado novamente, então o noivo também merece um cuidado especial. Esta é uma opção para estar elegante e atual, indicada para quem usa terno sempre. Em hipótese alguma pode ser usado em casamentos que não sejam noturnos. Os demais homens devem estar de terno.

Composição: Igual ao terno, porém feito em tecidos mais brilhosos. Normalmente usados também com a gravata diferenciada: a plastrom ou italiana.

Tenho certeza que agora ficou mais fácil.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s