Qual vestido de noiva é ideal para mim?

Depois de dar dicas para o modelito do noivo, não podíamos deixar de falar dos vestidos de noiva. Afinal, procurar por um vestido de noiva é uma atividade que demanda tempo e pode ser um processo estressante para qualquer um. Com tantas opções, qual vestido valoriza cada tipo de corpo? Qual combina com o estilo e horário do casamento? Confira algumas dicas que vão te ajudar nessa escolha árdua.

Mulheres baixas: Existem alguns modelos que valorizam a estatura baixa. Um deles é o vestido no estilo coluna. Ele possui uma modelagem esbelta da cintura até os pés que alonga a silhueta. Outra boa opção é a cintura alta.

A cintura fica marcada numa linha alta, normalmente abaixo do busto, que alonga as pernas da mulher baixinha. No entanto, a noiva deve considerar o corpo como um todo, escolhendo um estilo que favoreça tanto a sua altura como sua silhueta.

Com um decote mais detalhado, o rosto chamará atenção e deixará os olhares longe da parte de baixo. Uma mulher curvilínea pode pensar em um vestido com detalhes ao redor da cintura. Isso não apenas valorizará essa parte do corpo, mas também criará a ilusão de curvas onde elas talvez não existam.

Aquelas com um busto avantajado devem preferir alguns estilos que valorizem o decote.  Se você tem menos de 1,60 metro de altura, a cauda do vestido deve ser curta. Para aquelas que são esbeltas e do tipo mignon, o corte slim faz com que a silhueta fique curvilínea e longa, valorizando o conjunto corporal da mulher baixa.

Mulheres altas e magras: O recomendado é usar decotes e abusar das saias com amplas camadas, o que cria um efeito visual de volume e valoriza o seu corpo e a sua altura.

Esse tipo de silhueta permite quase tudo. Pode usar vestido justo estilo sereia, drapeados, franzidos, com pregas , gola alta, caudas longas ou saias armadas.

Um fato que não pode ser esquecido é a altura do salto. Se você já é alta, cuidado para não ficar maior ainda e desproporcional ao noivo. Também evite o decote em V.

Mulheres altas e cheinhas: Use um vestido de linhas simples. Evite ombreiras e saias amplas ou com várias camadas. Aposte em decote semicoração ou em ‘V’, pois valoriza e desvia  atenção para o colo.

O corte tem de ser bem estruturado e com cintura alta bem marcada, que afina a silhueta na parte superior, enquanto a saia tem corte evasê (que se abre) modelando a silhueta. Lembre-se: cauda fixa, afina o quadril e bolero discreto esconde os braços sem engordá-los.

Mulheres muito magras:  Privilegiadas, estas noivas podem usar qualquer modelo de vestido e ainda podem abusar dos detalhes. Para dar volume, o ideal são tecidos pesados e armados. Para aumentar o busto use bojo, para o bumbum, saia mais volumosa.

Outra dica  para tirar o foco da sua magreza escolha um vestido que mostre as pernas ou que tenha um decote generoso. O decote nas costas é muito eficiente, pois tira a atenção da sua falta de bumbum, para a suas costas saradas.

Mulheres com muito busto: Escolha um decote alto, em forma de V ou U, com o colo nu ou coberto com renda, para disfarçar o volume do seio, já que dão profundidade. Também use transpasse, ele dá a ilusão de diminuir o busto.

Decote princesa é outra boa opção. Mas tome cuidado, se a fenda do decote for muito profunda, terá o efeito inverso, aumentando o volume da área. 

Evite as cinturas tipo império, que acentuam os bustos grandes. Uma saia reta e um sutiã ajustado também ajudam a compor uma silhueta elegante. 

Mulheres com pouco busto: Para criar volume, recorra a tecidos com camadas e reforce o decote com um bojo e valorize-o com detalhes drapeados, bordados e brilhos.

Evite tecidos moles, decotes acentuados e os modelos tomara-que-caia, que podem achatar a os seios. Outra opção é o top que tem na parte do busto efeitos e sobreposições, além do decote quadrado, que também é indicado.

Mulheres com quadril grande: Esqueça os modelos sereia ou trompete, o estilo camisola também não vai valorizar seu corpo.

Concentre os detalhes na parte de cima do vestido, um decote com detalhes pode ser muito favorável.

A saia pode ser simples, em evasê, mas detalhes na barra do vestido também são uma ótima pedida. São pequenas coisas que podem valorizar o seu corpo e ainda esconder o que mais te incomoda.

Mulheres com costas largas: Prefira um vestido de saia amplas, para equilibrar. Se tiver o cabelo comprido, faça um penteado solto, com os cabelos sobre as costas. Evite golas e decotes que sobem o pescoço, pois evidencia o tamanho dos ombros. Uma boa escolha é o tomara-que-caia.

É muito importante ir procurando ideias para o vestido em sites, revistas, desfiles e programas de TV. Na hora de se decidir, algumas fotos ou esboços ajudarão a chegar ao modelo mais adequado, mas não se esqueça que não há nada melhor do que vestir e saber como fica no seu corpo.

Comece a procurar o vestido pelo menos sete meses antes do casamento. Estilistas e lojas demoram em média dois meses para confeccioná-lo, dependendo da complexidade do modelo. *Reserve um mês para provas e retoques que forem necessários.

Deixe um comentário